BREVE HISTORIAL DO INSTITUTO SUPERIOR DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Em 1991, o ISRI materializou um dos seus objectivos principais ao criar o Centro de Estudos Estratégicos Internacionais (CEEI), cuja atribuição principal consiste em desempenhar funções de pesquisa científica, académica e aplicada. Na procura de elementos de complementaridade e de crescimento como uma IES, e em resposta às demandas públicas, introduziu, em 2001, o curso de licenciatura em Administração Publica e, em 2009, cursos de mestrado em Relações Internacionais e Desenvolvimento, com especialidade em Politica Externa e em Comércio ou Finanças Internacionais; mestrado em Administração Publica e Desenvolvimento, com especialidade em Administração territorial ou em Gestão de Finanças Publicas.

Com corolário, o ISRI tem hoje inscritos nestes cursos 1.916 estudantes, sendo 856 no período laboral e 940 no período pós-laboral, assistidos por um corpo docente constituído por 65 docentes, dos quais 1/3 são titulares do grau académico de Doutoramento. À luz dos seus Estatutos, plasmados pelo Decreto nº. 12/97 de 3 d Junho, o ISRI pode outorgar títulos honoríficos, tais como os de Professor Emérito e de Doutor Honoris Causas a professores, cientistas, nas Ciências, nas Letras, nas Artes e na Cultura em Geral ou que tenham prestado serviços relevantes à Humanidade, à Nação ou ao Instituto Superior de Relações Internacionais.

No seu percurso institucional e de desenvolvimento, o ISRI criou competências e em património académico, em recursos humanos que o qualificam, ao abrigo do disposto na alínea b) do nº. 3 do Artigo 4 do Decreto 48/2010, de 11 de Novembro, em Instituto Superior, especializado no domínio do conhecimento teórico e aplicado, ou de profissões, domínio das ciências sociais e humanas, indicadas no nº. 2, do diploma legal acima citado. Hoje, Moçambique conta com várias Instituições de Ensino Superior, entre públicas e privadas, espalhadas por todo território nacional mas nenhuma tem como focus da sua actividade académica e docência, a investigação e a extensão em política doméstica e internacional.

Desde a sua criação, o ISRI estabeleceu-se e se destacou como a principal instituição académica em Moçambique vocacionada ao estudo de relações internacionais e diplomacia. A nível nacional e internacional como uma disciplina académica, através dos processos de desenvolvimento do conhecimento e compreensão das relações internacionais uma perspectiva multidisciplinar.

Tendo-se tornado uma referência na produção de estudos e promoção de debates sobre os diferentes temas de relações internacionais, o ISRI vem cumprindo um papel político, académico e também social de contribuir para a informação, formação e desenvolvimento da sociedade moçambicana através do conhecimento. Com diferentes estudos já requisitados pelo governo bem como demais entidades nacionais e estrangeiras a operar em Moçambique, o ISRI tem sido um dos pilares académicos ao serviço da sociedade e do Estado Moçambicano na busca de um melhor enquadramento do país na arena internacional. Numa altura em que as relações internacionais se caracterizam por serem multipolares, complexas e interdependentes, a necessidade e respectiva importância do ISRI torna-se cada vez maior, visando garantir a contínua investigação e pesquisa em matérias ligadas à relações de Moçambique com o mundo.

Documentos

Encontre aqui os Estatutos do Instituto Superior de Relações Internacionais (Download)

BOLETIM MENSAL

NEWSLETTER DO ISRI

Subscreva-te ao newsletter e receba todas novidades no teu E-mail.