Principios e Objectivos

O ISRI orienta-se pelos princípios legais e estatutários, nomeadamente: democracia e respeito pelos direitos humanos; igualdade e não discriminação; valorização dos ideais da pátria, ciência e humanidade; liberdade de criação cultural, artística, científica e tecnológica; e participação no desenvolvimento económico, científico, social e cultural do país, da região e do mundo. Para além dos princípios referidos no número anterior, o ISRI, orienta-se pelos princípios gerais e pedagógicos definidos nos artigos 1 e 2 da Lei nº6/92, de 6 de Maio, que aprova o Sistema Nacional de Educação e a Lei nº1/93, de 24 de Junho, que regula a actividade do Ensino Superior.

São objectivos gerais do Instituto Superior de Relações Internacionais a formação superior, a investigação e a extensão. São objectivos específicos do Instituto Superior de Relações Internacionais: formar técnicos em Relações Internacionais e Diplomacia, Administração Pública e de Estudos de Desenvolvimento e Ciências Politicas; formar quadros para o serviço diplomático e consular da República de Moçambique; ministrar cursos de aperfeiçoamento e especialização para quadros de serviço diplomático e consular da República de Moçambique; promover cursos de capacitação em Relações Internacionais e Administração Pública para quadros dos sectores públicos e privados; realizar acções de actualização dos conhecimentos dos quadros e graduados de nível superior sempre que se mostrar pertinente; promover e incentivar a investigação científica, bem como estudar e difundir a aplicação da ciência no âmbito do desenvolvimento do país; realizar actividades de extensão e de difusão da ciência no seio da sociedade moçambicana; e estabelecer relações de intercâmbio científico e cultural com instituições nacionais e estrangeiras. No quadro da formação integral do estudante, incumbe, designadamente, ao ISRI: desenvolver a consciência deontológica e do brio profissional; e promover nos estudantes um espirito crítico e autocrítico, gosto pelo estudo, pela pesquisa e pelo trabalho.

BOLETIM MENSAL

NEWSLETTER DO ISRI

Subscreva-te ao newsletter e receba todas novidades no teu E-mail.