CEEI

O Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CEEI/ISRI) é a unidade de Investigação do Instituto Superior de Relações Internacionais (ISRI). Esta unidade foi criada em 1991 para dedicar-se à pesquisa, a análise e a publicação de conteúdos sócio-políticos, militares, económicos e culturais para fins primordialmente académicos. Além disso, as pesquisas do CEEI/ISRI são orientadas para o aconselhamento estratégico aos fazedores e aos implementadores de políticas no sector público e no sector privado. Quanto a orientação de pesquisas, o CEEI/ISRI tem duas abordagens, a primeira com uma orientação política e a segunda puramente académica. A estrutura do CEEI/ISRI contempla a Direcção e os Departamentos de pesquisa aplicada. A direcção é feita sob liderança de um Director e de um Director-Adjunto, que estão activamente envolvidos na pesquisa. O CEEI/ISRI está organizado em quatro departamentos, nomeadamente: Departamento de Economia e Estudos de Desenvolvimento; Departamento de Paz e Segurança; Departamento de Estudos Sócio-Políticos e Culturais; e Departamento de Relações Internacionais e Política Externa.

Departamento de Economia e Estudos de Desenvolvimento

A prioridade do departamento de Economia e Estudos de Desenvolvimento é a reflexão e a análise das reformas económicas implementadas pelo governo de Moçambique, bem como o seu impacto político, económico e social na vida das populações. O departamento confere particular atenção a dívida externa; a ajuda externa a África e as questões relacionadas com custo de vida; e desenvolvimento das comunidades, devido a sua importância na adopção de estratégias e políticas de desenvolvimento para Moçambique e para África Sub-sahariana no geral. Em relação a dimensão internacional, o enfoque é a região da África Austral. Como membro da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), Moçambique tem que harmonizar a sua estratégia e visão de desenvolvimento, com a visão e estratégia da organização regional. Os desafios e as realidades emergentes desta necessidade são objectos de análise, de estudo e de recomendação por parte deste departamento.

Departamento de Paz e Segurança

O Departamento de Paz e Segurança e a unidade do CEEI que se dedica a pesquisa, a análise, ao debate e a publicação de matérias ligadas a ameaças militares e não militares contra a paz e contra a segurança. Neste contexto, na década de 1990, a visão estratégica do departamento conferiu elevado destaque a perspectiva tradicional de segurança político-militar e estato-cêntrica, pois, nesta altura, Moçambique, os países da SADC  e o mundo em geral, estavam a enfrentar processos complexos de transição da guerra para a paz. Actualmente, a visão estratégica do departamento dedica igual destaque à visão alargada de segurança, porquanto ameças não militares estão, de forma crescente, a tornar-se factores de instabilidade politico-militar. Em termos geográficos, o departamento de paz e segurança confere destaque primordial e permanente a Moçambique e a região da SADC. Este destaque reflecte o reconhecimento de que as ameaças militares e não militares contra a paz e contra a segurança de Moçambique são sempre mais potentes, quanto mais próximas. Entretanto, o departamento também focaliza o continente africano e outras áreas geopolitica e geoestrategicamente relevante para os interesses nacionais de Moçambique. Portanto, o objectivo central do departamento de paz e segurança é prever/ alertar sobre prováveis ameaças contra a estabilidade socio-politica e militar de Moçambique. Acima de tudo, o departamento tem a responsabilidade de propôr medidas de prevenção e de mitigação de ameaças militares e não militares contra a paz e contra a segurança.

Departamento de Relações Internacionais e Política Externa

Em relação ao Departamento de Relações Internacionais e Política Externa, o programa de pesquisa do CEEI/ISRI dá particular atenção ao processo de tomada de decisão sobre política externa em Moçambique, tal como os seus aspectos doutrinais. Esta área temática estuda também o papel da diplomacia moçambicana em África e no mundo, e faz uma análise sobre os desenvolvimentos sócio-políticos em outras partes do mundo, particularmente em outros países africanos, no sentido de perceber como afectam Moçambique.

Departamento de Estudos Sócio-Políticos e Culturais

Os Estudos Socio-Políticos e Culturais procuram perceber o processo histórico e sócio-político conducente a formação do Estado e o papel das instituições no contexto da governação. Resumindo, o programa focaliza as relações entre as realidades sociais (tal como as étnicas,) e a cidadania, o processo de descentralização administrativa o seu impacto e implicações para o país, a natureza e o desenvolvimento de partidos políticos e outras instituições democráticas em Moçambique.

Pesquisadores/ Colaboradores

O CEEI/ISRI possui um corpo permanente de pesquisadores de carreira, que se dedicam integralmente a pesquisa. Além disso, o CEEI conta com a colaboração de docentes do ISRI, de pesquisadores visitantes (nacionais e estrangeiros) e de estagiários (estudantes e/ ou recém graduados).

Parcerias

Desde o estabelecimento do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais em 1991, a instituição tem estabelecido parcerias com instituições nacionais e internacionais trabalhando no mesmo ramo de forma a fortalecer a sua posição e se desenvolver. Com efeito, o CEEI/ISRI assinou acordos de cooperação e memorandos de entendimento com universidades e instituições de pesquisa de África, Europa, América Latina e Estados Unidos da América.

BOLETIM MENSAL

NEWSLETTER DO ISRI

Subscreva-te ao newsletter e receba todas novidades no teu E-mail.