Artigos

ISRI Encontra-se num Processo de Transformação de Instituto Superior Para Universidade

ISempre buscando melhorar, desde 2015, o ISRI está assumindo novos desafios, sendo o principal deles a sua requalificação como uma universidade. O processo de requalificação está sendo implementado num processo participativo e democrático, guiado pelo Regulamento do Licenciamento e Funcionamento do Ensino Superior, em Moçambique.

O ISRI busca a excelência acadêmica, enriquecida por um crescimento equilibrado e inclusivo. Sua missão será a criação, transmissão e difusão do conhecimento das áreas de ciência e da tecnologia relevante, através do ensino, investigação, extensão e gestão universitária. Para cumprir essa missão, a nova universidade será reestruturada num em novos institutos, escolas, centros, cátedras, fundações e outras unidades. A universidade vai oferecer uma variedade de cursos nas áreas de Relações Internacionais, Administração Pública, Relações Econômicas Internacionais, Segurança Internacional, Ciência Política,Direito Internacional Público e Privado, entre outros cursos relevantes.

Como parte desta evolução, novos arranjos para assuntos acadêmicos e financeiros, bem como a governação instituicional, terão de ser implementados. No nível acadêmico, a conversão exige uma formação contínua do pessoal docente para enfrentar o desafio de introduzir cursos de Doutoramento. Também, há planos para expandir o acesso dos estudantes às TICs e à modernização dos serviços de biblioteca central.

Uma vez que a universidade remodelada vai herdar os activos de infra-estrutura, financeiras e acadêmicos do ISRI, a futura liderança da universidade terá de pôr em prática os requisitos financeiros para suportar os níveis de pessoal necessários e infra-estrutura física necessárias, para criar um ensino de qualidade e um bom ambiente de aprendizagem. Desta feita, preservar a qualidade dos cursos oferecidos pela instituição é objectivo primordial.

Para além do ensino, o ISRI possui um robusto programa de pesquisa básica e aplicada nas áreas de paz, conflito e segurança internacional, desenvolvimento económico, migração internacional, a política externa, integração regional e da administração pública. Actualmente, o Instituto oferece cursos de curta duração nas áreas de gestão empresarial, geopolítica dos recursos naturais, liderança, gestão organizacional, protocolo e economia política internacional, para citar apenas alguns. Para cumprir sua missão, ISRI tem 53 professores, mais de 2.000 alunos e parcerias com entidades nacionais e internacionais.