Biografia do Vice-Reitor

vice Reitor

Prof. Doutor JOSÉ MÁRIO MAGODE

Vice-Reitor do Instituto Superior de Relações Internacionais

Doutorado em Ciências Políticas, pela Universidade de Lyon 2, em França, o Prof. José Mário Magode, natural da Cidade da Beira, Província de Sofala, possui uma vasta experiência como docente universitário e pesquisador na área das ciências políticas, sociais e humanas onde desenvolveu actividade lectivas, tutoria e arguição de teses de licenciatura e mestrado, bem como actividade de pesquisa e edição do Boletim Científco do CEEI/ISRI. Tem experiência de direcção em instituições do ensino superior em Moçambique (ISRI e Universidade Politécnica), docente de cursos de graduação e pós-graduação (ISRI e Universidade Politécnica), para além de participar em projectos de investigação científica interdisciplinar na área de ciências políticas, sociais e humanas. É Professor Associado do ISRI; ganhou o prémio de Excelência em liderança e Negócios, no Sultanato de Omã, em 2015. Tem experiência acumulada e relevante como consultor nas áreas de Ciências Políticas, Sociais e Humanas. É autor de vários livros e artigos publicados dentro e fora de Moçambique. Para além disso, organizou e apresentou vários livros, com destaque para os seguintes: “Moc̦ambique: Etnicidades, Nacionalismo e o Estado: Transic̦ão Inacabada”, (1996), CEEI/ISRI, Maputo; e “Pouvoir et Réseaux Sociaux au Mozambique: Appartenances, Interactivité du Social et du Politique (1933-1994)”, (2006), Éditions Connaissances et Savoirs, París. Prefaciou e apresentou a obra “Relações Internacionais: Natureza, Paradigmas e Assuntos Transversais” (2013), Plural Editores, Maputo.